02/03/2023
14:22

O Sistema Toyota de Produção: Do Ponto de Vista da Engenharia de Produção

Um livro muito inspirador na área de consultoria é “O Sistema Toyota de Produção: Do Ponto de Vista da Engenharia de Produção”, escrito por Taiichi Ohno.

Taiichi Ohno foi um engenheiro japonês e um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento do Sistema Toyota de Produção, que revolucionou a indústria automotiva na década de 1950 e se tornou uma referência na área de produção enxuta.

O livro explora os princípios e práticas do Sistema Toyota de Produção, incluindo o conceito de “Just in Time”, a padronização do trabalho, a eliminação de desperdícios e a melhoria contínua. Ohno descreve como esses princípios foram implementados na Toyota e como podem ser aplicados em outras indústrias e contextos.

 

Essa obra é considerada uma das mais importantes na área de gestão da produção e tem sido referência para empresas de diversos setores que buscam aprimorar seus processos e aumentar a eficiência. Para quem está começando na consultoria, este livro é um excelente ponto de partida para entender os princípios da produção enxuta e como aplicá-los em empresas e organizações.

Uma excelente leitura.
#qualidade #produtividade #kaizen #books #empresas

  • Melhoria:
    O livro “Gemba Kaizen” é considerado um dos principais trabalhos sobre a aplicação do Kaizen nas empresas. Ele apresenta a abordagem de melhoria contínua do Kaizen, que tem como objetivo aumentar a eficiência, a qualidade e a produtividade em todos os processos da empresa.
  • Filosofia:
    Produção Enxuta e combate as 8 perdas de produção
  • Implementação:
    O livro explica como o a Toyota colocou em prática, com destaque para a importância de se concentrar no “gemba”, que significa o local onde a ação acontece para eliminar as perdas. É no gemba que os processos reais da empresa ocorrem, e é nesse local que a melhoria contínua deve ser focada.
  • Cultura empresarial:
    Além de apresentar um método eficaz de produção, o livro destaca a importância de uma cultura de respeito pelos funcionários e de trabalho em equipe na melhoria contínua dos processos.
Como podemos ajudar?

Entre em contato conosco no escritório Mais Gemba Consultoria mais próximo de você ou envie uma consulta comercial online.

  • Sistema Toyota de Produção

    O Sistema Toyota de Produção: Do Ponto de Vista da Engenharia de Produção Um livro muito inspirador na área de consultoria é “O Sistema Toyota de Produção: Do Ponto de Vista da Engenharia de Produção”, escrito por Taiichi Ohno. Taiichi Ohno foi um engenheiro japonês e um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento do Sistema Toyota

    02/03/2023

Procurando um consultor de plano de negócios?