Indústria 4.0

O que é indústria 4.0?

 

Como a tecnologia digital promete revolucionar a produção industrial, reduzindo custos e ampliando as oportunidades de receita, ela se transformou em grande desafio para as empresas. Além do investimento de capital exigido, será preciso investir no desenvolvimento de novas competências e de uma cultura digital na organização.

Este estágio à transformação que os recursos digitais provocarão nas organizações significará a digitização(*) completa dos ativos físicos e sua integração com parceiros da cadeia de valor em ecossistemas digitais.

Evolução das revoluções Industriais
Revolução Industrial

 

Indústria 1.0

Fim do século 18

Invenção da produção mecânica alimentada por água e vapor.

Indústria 2.0

Começo do século 20

Início da produção em massa.

Linhas de montagem e comunicação mais fáceis.

Indústria 3.0

1970

Introdução de automação e robótica individual.

Início da era da informação.

Indústria 4.0

2015

Digitização e integração de cadeias de valor e produtos e/ou serviços.

TI, máquinas e seres humanos conectados, interagindo em tempo real. Smart Factory.

 

Enquanto a indústria 3.0 focava na automação individual de máquinas e processos, a indústria 4.0, surgida em meados de 2015, foca na digitização end-to-end de todos os ativos físicos e na integração de ecossistemas digitais com parceiros da cadeia de valor.

As atividades de gerar, analisar e comunicar dados sustentam os ganhos prometidos pela indústria 4.0, que engloba diversas novas tecnologias para criar valor.

Framework - PwC - Indústria 4.0: Digitização como vantagem competitiva no Brasil
Framework – PwC – Indústria 4.0: Digitização como vantagem competitiva no Brasil

O termo indústria 4.0 está se tornando cada vez mais familiar é impulsionada

  1. Digitização e integração das cadeias de valor vertical e horizontal A indústria 4.0 digitiza e integra processos verticalmente em toda a organização, desde o desenvolvimento e a compra de produtos, até fabricação, logística e serviços. Todos os dados de processos de operações, eficiência dos processos e gestão da qualidade, bem como o planejamento de operações, estão disponíveis em tempo real, otimizados em uma rede integrada.A integração horizontal se estende pelas operações internas, dos fornecedores até os clientes e todos os principais parceiros da cadeia de valor. Envolve tecnologias para controlar e rastrear dispositivos, e planejamento e execução integrada em tempo real.
  2. Digitização de produtos e ofertas de serviços A digitização de produtos inclui a expansão dos produtos existentes; por exemplo, adicionando sensores inteligentes ou dispositivos de comunicação que podem ser usados com ferramentas de análise de dados, bem como a criação de novos produtos digitizados, com foco em soluções completamente integradas.Ao integrar novos métodos de coleta e análise de dados, as empresas são capazes de gerar informações sobre o uso do produto e refiná-lo para atender às necessidades crescentes dos clientes.
  3. Modelos de negócios digitais e acesso de cliente As empresas líderes também expandem suas ofertas, fornecendo soluções digitais inovadoras, como serviços completos e orientados a dados, e soluções de plataforma integrada. Modelos de negócios digitais inovadores costumam estar focados na geração de receitas adicionais e em aperfeiçoar o acesso e a interação com o cliente. Produtos e serviços digitais frequentemente procuram oferecer aos clientes soluções completas em um ecossistema digital distinto.

Nove tecnologias que estão transformando a Produção Industrial
Nove tecnologias que estão transformando a Produção Industrial

Segundo relatório do BCG (Boston Consulting Group), são nove as principais tecnologias da indústria 4.0, sendo estas determinantes da produtividade e crescimento das indústrias sobre esta nova configuração. Tais tecnologias são:

  1. Robôs automatizados: além das funções atuais, futuramente, serão capazes de interagir com outras máquinas e com os humanos, tornando-se mais flexíveis e cooperativos.
  2. Manufatura aditiva: produção de peças, por meio de impressoras 3D, que moldam o produto por meio de adição de matéria-prima, sem o uso de moldes físicos.
  3. Simulação: permite operadores testarem e otimizarem processos e produtos ainda na fase de concepção, diminuindo os custos e o tempo de criação.
  4. Integração horizontal e vertical de sistemas: sistemas de TI que integram uma cadeia de valor automatizada, por meio da digitalização de dados.
  5. Internet das coisas industrial: conectar máquinas, por meio de sensores e dispositivos, a uma rede de computadores, possibilitando a centralização e a automação do controle e da produção.
  6. Big Data e Analytics: identifica falhas nos processos da empresa, ajuda a otimizar a qualidade da produção, economiza energia e torna mais eficiente a utilização de recursos na produção.
  7. Nuvem: banco de dados criado pelo usuário, capaz de ser acessado de qualquer lugar do mundo, por meio de uma infinidade de dispositivos conectados à internet.
  8. Segurança cibernética: meios de comunicação cada vez mais confiáveis e sofisticados.
  9. Realidade aumentada (“Augmented Reality”): sistemas baseados nesta tecnologia executam uma variedade de serviços, como selecionar peças em um armazém e enviar instruções de reparação por meio de dispositivos móveis.

Sobre estas tecnologias por exemplo, no Instituto de movimentação de materiais, fluxo de materiais, logística da Universidade Técnica de Munich (fml – www.fml.mw.tum.de/fml) estão sendo desenvolvidos projetos para digitização de ordens de Picking utilizando data glasses (“google glass”), localização de carrinhos de movimentação por tecnologias óticas, desenvolvimento de realidade virtual para fluxos de materiais entre outras.

Em fim, com o desenvolvimento da indústria 4.0, o modelo tradicional de produtos oferecidos ao mercado vai desaparecer dando lugar a produtos definidos pelos clientes, que estarão envolvidos
de forma mais colaborativa com os fabricantes. A indústria 4.0 criará oportunidades de manter ou ampliar o relacionamento com os clientes, mas também tornará mais intensa a concorrência por eles.

Para avançar com a indústria 4.0, é muito importante adquirir e implantar capacidades digitais na sua empresa. Esse processo leva tempo, por isso, a fim de obter ou manter uma vantagem inédita
sobre seus concorrentes, será preciso assegurar o comprometimento da alta direção e fazer investimentos significativos em implementação.

 Muitas empresas industriais terão de desenvolver habilidades digitais relacionadas ao desenho de estratégias digitais criativas, ao desenho e à arquitetura de tecnologia, ao desenho da experiência do usuário ou à capacidade de prototipagem rápida.

Não devemos esquecer que sem a cultura digital correta, os melhores talentos irão embora, mas o que significa uma verdadeira mentalidade digital?

Fonte:

PwC – Indústria 4.0: Digitização como vantagem competitiva no Brasil

(*) “Digitização” é o termo utilizado pela PwC para representar a transformação das empresas por meio das ferramentas digitais.

BCG – Boston Consulting Group – Industry 4.0: The Future of Productivity and Growth in Manufacturing Industries

O que é indústria 4.0?

 

Como a tecnologia digital promete revolucionar a produção industrial, reduzindo custos e ampliando as oportunidades de receita, ela se transformou em grande desafio para as empresas. Além do investimento de capital exigido, será preciso investir no desenvolvimento de novas competências e de uma cultura digital na organização.

Este estágio à transformação que os recursos digitais provocarão nas organizações significará a digitização(*) completa dos ativos físicos e sua integração com parceiros da cadeia de valor em ecossistemas digitais.

Evolução das revoluções Industriais
Revolução Industrial

 

Indústria 1.0

Fim do século 18

Invenção da produção mecânica alimentada por água e vapor.

Indústria 2.0

Começo do século 20

Início da produção em massa.

Linhas de montagem e comunicação mais fáceis.

Indústria 3.0

1970

Introdução de automação e robótica individual.

Início da era da informação.

Indústria 4.0

2015

Digitização e integração de cadeias de valor e produtos e/ou serviços.

TI, máquinas e seres humanos conectados, interagindo em tempo real. Smart Factory.

 

Enquanto a indústria 3.0 focava na automação individual de máquinas e processos, a indústria 4.0, surgida em meados de 2015, foca na digitização end-to-end de todos os ativos físicos e na integração de ecossistemas digitais com parceiros da cadeia de valor.

As atividades de gerar, analisar e comunicar dados sustentam os ganhos prometidos pela indústria 4.0, que engloba diversas novas tecnologias para criar valor.

Framework - PwC - Indústria 4.0: Digitização como vantagem competitiva no Brasil
Framework – PwC – Indústria 4.0: Digitização como vantagem competitiva no Brasil

O termo indústria 4.0 está se tornando cada vez mais familiar é impulsionada

  1. Digitização e integração das cadeias de valor vertical e horizontal A indústria 4.0 digitiza e integra processos verticalmente em toda a organização, desde o desenvolvimento e a compra de produtos, até fabricação, logística e serviços. Todos os dados de processos de operações, eficiência dos processos e gestão da qualidade, bem como o planejamento de operações, estão disponíveis em tempo real, otimizados em uma rede integrada.A integração horizontal se estende pelas operações internas, dos fornecedores até os clientes e todos os principais parceiros da cadeia de valor. Envolve tecnologias para controlar e rastrear dispositivos, e planejamento e execução integrada em tempo real.
  2. Digitização de produtos e ofertas de serviços A digitização de produtos inclui a expansão dos produtos existentes; por exemplo, adicionando sensores inteligentes ou dispositivos de comunicação que podem ser usados com ferramentas de análise de dados, bem como a criação de novos produtos digitizados, com foco em soluções completamente integradas.Ao integrar novos métodos de coleta e análise de dados, as empresas são capazes de gerar informações sobre o uso do produto e refiná-lo para atender às necessidades crescentes dos clientes.
  3. Modelos de negócios digitais e acesso de cliente As empresas líderes também expandem suas ofertas, fornecendo soluções digitais inovadoras, como serviços completos e orientados a dados, e soluções de plataforma integrada. Modelos de negócios digitais inovadores costumam estar focados na geração de receitas adicionais e em aperfeiçoar o acesso e a interação com o cliente. Produtos e serviços digitais frequentemente procuram oferecer aos clientes soluções completas em um ecossistema digital distinto.

Nove tecnologias que estão transformando a Produção Industrial
Nove tecnologias que estão transformando a Produção Industrial

Segundo relatório do BCG (Boston Consulting Group), são nove as principais tecnologias da indústria 4.0, sendo estas determinantes da produtividade e crescimento das indústrias sobre esta nova configuração. Tais tecnologias são:

  1. Robôs automatizados: além das funções atuais, futuramente, serão capazes de interagir com outras máquinas e com os humanos, tornando-se mais flexíveis e cooperativos.
  2. Manufatura aditiva: produção de peças, por meio de impressoras 3D, que moldam o produto por meio de adição de matéria-prima, sem o uso de moldes físicos.
  3. Simulação: permite operadores testarem e otimizarem processos e produtos ainda na fase de concepção, diminuindo os custos e o tempo de criação.
  4. Integração horizontal e vertical de sistemas: sistemas de TI que integram uma cadeia de valor automatizada, por meio da digitalização de dados.
  5. Internet das coisas industrial: conectar máquinas, por meio de sensores e dispositivos, a uma rede de computadores, possibilitando a centralização e a automação do controle e da produção.
  6. Big Data e Analytics: identifica falhas nos processos da empresa, ajuda a otimizar a qualidade da produção, economiza energia e torna mais eficiente a utilização de recursos na produção.
  7. Nuvem: banco de dados criado pelo usuário, capaz de ser acessado de qualquer lugar do mundo, por meio de uma infinidade de dispositivos conectados à internet.
  8. Segurança cibernética: meios de comunicação cada vez mais confiáveis e sofisticados.
  9. Realidade aumentada (“Augmented Reality”): sistemas baseados nesta tecnologia executam uma variedade de serviços, como selecionar peças em um armazém e enviar instruções de reparação por meio de dispositivos móveis.

Sobre estas tecnologias por exemplo, no Instituto de movimentação de materiais, fluxo de materiais, logística da Universidade Técnica de Munich (fml – www.fml.mw.tum.de/fml) estão sendo desenvolvidos projetos para digitização de ordens de Picking utilizando data glasses (“google glass”), localização de carrinhos de movimentação por tecnologias óticas, desenvolvimento de realidade virtual para fluxos de materiais entre outras.

Em fim, com o desenvolvimento da indústria 4.0, o modelo tradicional de produtos oferecidos ao mercado vai desaparecer dando lugar a produtos definidos pelos clientes, que estarão envolvidos
de forma mais colaborativa com os fabricantes. A indústria 4.0 criará oportunidades de manter ou ampliar o relacionamento com os clientes, mas também tornará mais intensa a concorrência por eles.

Para avançar com a indústria 4.0, é muito importante adquirir e implantar capacidades digitais na sua empresa. Esse processo leva tempo, por isso, a fim de obter ou manter uma vantagem inédita
sobre seus concorrentes, será preciso assegurar o comprometimento da alta direção e fazer investimentos significativos em implementação.

 Muitas empresas industriais terão de desenvolver habilidades digitais relacionadas ao desenho de estratégias digitais criativas, ao desenho e à arquitetura de tecnologia, ao desenho da experiência do usuário ou à capacidade de prototipagem rápida.

Não devemos esquecer que sem a cultura digital correta, os melhores talentos irão embora, mas o que significa uma verdadeira mentalidade digital?

Fonte:

PwC – Indústria 4.0: Digitização como vantagem competitiva no Brasil

(*) “Digitização” é o termo utilizado pela PwC para representar a transformação das empresas por meio das ferramentas digitais.

BCG – Boston Consulting Group – Industry 4.0: The Future of Productivity and Growth in Manufacturing Industries