Instalações Industriais

Atualmente, um dos maiores desafios nas empresas é o cumprimento dos requisitos de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS), ou HSE (Health, Safety and Environment).

A falta de cumprimento a estes requisitos muitas vezes pode ser impeditiva para a qualificação junto a um fornecedor ou até mesmo para a sobrevivência num determinado nicho de mercado ao longo dos anos.

Pensando na segurança, as instalações físicas também devem ser adequadas.

Não bastam inúmeras horas de treinamento, criação de brigadas de incêndio e primeiros socorros, se as instalações não oferecem condições de segurança e a devida confiabilidade.

Por isso é necessário que a planta industrial esteja construída de acordo com as normas técnicas pertinentes e de acordo com a legislação local (normas do Corpo de Bombeiros, prefeitura, dentre outras).

Há também outra questão à qual se deve dar grande atenção, que é a durabilidade das instalações existentes. Há que se preocupar com a vida útil de tubos, principalmente os que operam sob pressão, pois alguns materiais podem sofrer desgaste ao longo do tempo.

Algumas vezes o próprio fluido conduzido pela tubulação acarreta corrosão interna ou incrustações nas paredes deste.

Isso pode diminuir severamente a vazão de fluido, inviabilizando o processo produtivo ou ainda forçando as bombas de recalque; isso sem mencionar o aumento drástico na probabilidade de acidentes.

É comum verificarmos redes de incêndio que se deterioram em decorrência das condições atmosféricas. Outras ainda deterioram-se pela falta de uso, como é o caso de válvulas ou de bombas, botoeiras e quadros de controle.

Há também situações em que as tubulações são embutidas na alvenaria, o que impossibilita a inspeção visual ou medição da espessura (é comum as tubulações sofrerem redução de espessura decorrente de corrosão). Ou ainda verificamos algumas instalações físicas e equipamentos que ficam expostos a agentes agressores, como ambientes salinos ou ácidos. Há ainda tubulações que ficam tão incrustradas internamente que a recuperação torna-se demasiado complexa.

Nos casos citados, a melhor alternativa recai na substituição das tubulações ou das instalações mecânicas. O custo muitas vezes poderá ser com o valor relativo à recuperação, porém haverá a garantia de que as instalações estarão seguras por um período maior de tempo.

Algumas companhias de seguros dão bônus para as empresas que modernizam suas instalações, principalmente as que estão diretamente relacionadas à segurança da planta.

Pensando nisso, a MAIS GEMBA oferece serviços para adequação das instalações aos padrões de segurança exigidos, tais como:

  • Execução de tubulações de vários diâmetros em aço carbono e aço inoxidável para linhas de produtos ou utilidades;
  • Redes de incêndio, hidrantes, canhões monitores, sprinklers, casa de bombas, geradores e tanques de combustível para alimentação das bombas do sistema de combate a incêndio;
  • Instalação de equipamentos mecânicos estáticos e dinâmicos tais como bombas, filtros, tanques atmosféricos, vasos de pressão, permutadores e caldeiras;
  • Instalação de válvulas, filtros, purgadores e outros acessórios mecânicos;
  • Isolamento térmico e encamisamento para linhas de vapor;

Instalação de quadros de controle e painéis elétricos.